Foi-me também relatado, e isso custa-me a acreditar, que a organização tem tido uma conduta menos própria na resolução deste infortúnio, tendo eu ouvido hoje vários comentários de pessoas que participaram no evento e que directamente estiveram envolvidas, que a organização supostamente não teria seguro para o evento, nem a prova estava licenciada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que a ser verdade, é gravíssimo.
Infelizmente e citando um amigo ciclista nós ainda vivemos um ambiente de Nacional Porreirismo, "Não vai acontecer nada, se algo acontecer não há problema, os gajos são porreiros, eles desenrascam a malta". Quando infelizmente as coisas acontecem, os ditos "gajos" não costumam ser porreiros desatam é a fugir quais ratos a fugir de um porão quando o gato aparece.
Quanto aos outros "gajos", os que estão nas Federações e respectivas associações, os burocratas, é que são uns chatos, só querem papeis, só querem tudo dentro da lei, que chatice, não dá jeito nenhum.
Não me levem a mal, mas gostaria de esclarecer por escrito algumas dúvidas recorrentes de várias pessoas, relativas às licenças pessoais e ao licenciamento de eventos (se alguém duvidar do que aqui vou escrever, é favor informar-se junto da Associação Regional de Ciclismo e Ciclo turismo de Bragança, ou da Federação Portuguesa de Ciclismo, sffv ).
1 - A licença desportiva (de competição ou lazer) para 2010 e em qualquer parte do mundo, para profissionais ou amadores, para competidores ou ciclopasseantes é vermelha, e, trás inerente um seguro desportivo, que para além de salvaguardar a organização perante o atleta, protege o atleta em caso de acidente pessoal ou perante danos causados a outrem, este seguro dá-nos cobertura 7 dias por semana, salvo se estivermos a participar num evento não licenciado, dito PIRATA.
2 - O organizador quando promove um evento desportivo, deve licencia-lo na Federação a que respeita a modalidade, por intermédio da Associação da área de influência, este licenciamento é gratuito, tem custo zero para o organizador e serve somente para informar a Federação que vão realizar um evento e que os seguros das licenças pessoaisdos participantes serão válidos par esse evento (legal).
É por este motivo que todos nós deveríamos associar-nos, a um clube ou individualmente, renovar anualmente a licença (visto a sua validade ser de Janeiro a Dezembro, deve ser renovada antes do ano seguinte iniciar), e cabe-nos a nós (clube ou individualmente) zelar pela nossa segurança, não participando em eventos que teimam em não se preocupar com quem realmente interessa e para quem as actividades são promovidas, que somos NÓS OS QUE ANDAMOS DE BICICLETA, bastando para o efeito perguntar na associação da sua zona se os eventos estão ou não licenciados.
O SEGURO DA NOSSA LICENÇA NÃO É VÁLIDO EM EVENTOS NÃO LICENCIADOS
Resta-me somente desejar um feliz desfecho, rápidas melhoras um abraço para o Carlos Bruno.