segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dizem que à terceira é de vez

Desde Fevereiro que não participava em nenhuma maratona, e com vista à minha segunda participação na Maratona Extreme Xurés/Gêres decidi, a convite de um amigo, fazer algumas provas do campeonato de maratonas do Inatel Viseu, designado de Up and Down (www.upanddownbtt.com). Tendo feito a de 20 de junho em Castro D'aire e ontem a de São Pedro do Sul, onde, pela segunda vez desde que pratico ciclismo, e ja lá vã0 13 anos, estive a ponto de colapsar em plena maratona. A causa, em ambas as vezes, foi desidratação. Se a primeira foi no Outono, motivado por excesso de agasalho e por falta de ingestão de l'iquidos em quantidade suficiente, ontem foi mesmo pelo intenso calor que se fez sentir, com temperaturas de 40 graus em longos troços do percurso, apesar de ter ingerido cerca de 3 litros de água e sais a rapidez com que desidratava era brutal e largamente superior a velocidade com que me hidratava, tendo inclusive sido a minha estreia a parar em abastecimentos nas maratonas para me abastecer de liquidos.
O dia de ontem recordou-me, uma vez mais, a humildade e respeito que devemos ter para com os elementos naturais, não os substimando, coisa que faço com regularidade, só me restando a esperança de que à terçeira não seja de vez.
Fiquei surpreendido com a quantidade de participantes, não na maratona mas sim na meia, cerca de trezentos, n'umeros aos quais não estou habituado. Boa organização geral.
Haaa, e já agora, para quem gosta de dureza, não só do terreno mas também dos adversários, recomendo experiência, a próxima é dia 25 em Viseu.

Sem comentários:

Enviar um comentário