terça-feira, 16 de novembro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Passeio BTT Vilar do Monte
Do pedestre não posso pronunciar-me, mas do BTT sim, e o que posso dizer é que a evolução ao longo dos anos é notória, a qualidade a que nos habituaram nestes últimos 3 ou 4 anos estava lá. Salvo 1 ou 2 situações pontuais, a marcação estava correcta, pena que o track não tivesse sido corrigido às alterações sofridas (mas isso só interessa quando deixar de haver a lixeira chamada placas e fitas a marcar o percurso), boa marcação. Excelentes balneários (com água quentinha), ouvi pessoas queixarem-se da deslocação para o balneário, que era muita a distância. Meus senhores, más condições são em Fevereiro e depois de uma corrida para a Taça de Portugal, terem que fazer mais 3km a pedalar (para cada lado), com o saco às costas, e esperar 15 minutos para tomar banho numa barraca que dava abrigo a um motor de rega, e depois apanhar com água gelada. Penso que esta gente devia praticar um ciclismo diferente, chamado "Spinning" ou "Indoor Cycling", pode ser feito em casa, não implica deslocações, não se sujam, e não têm que esperar pelo banhinho, ahhh!!!, e as patroas não se chateiam pelas suas ausências.
Quanto ao outro assunto (o almoço), tão delicado que é nestes e noutros eventos, devo dizer que exceptuando o ano (penso ter sido a 2.ª ou 3.ª edição), em que foi servida caldeirada de cordeiro nos baixos da casa de um habitante da aldeia (que foi genuinamente divinal), este foi o que mais me agradou desde então. Não haviam filas para nos servirem, fomos servidos à mesa(poucas vezes se vê), quando almocei fui servido de imediato, bem como as demais pessoas que lá se encontravam, boa comida(ainda quente), bebida variada à descrição, sobremesa variada, fruta e bolo, já comi bem pior em alguns restaurantes.
Parabéns à organização, e até para o ano.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
PASSEIOS NOCTURNOS EM BTT

Foi também com muito agrado que recebi o convite para na passada Sexta-feira, participar num nocturno em Mirandela, organizado pelo César Quitério, como forma promocional da sua loja de bicicletas "Qutérios Bike" recentemente inaugurada nessa cidade. Com agrado sim, porque independentemente das omnipresentes picardias entre ciclistas, senti, durante o evento, a vontade genuína de convívio e camaradagem por parte dos duros (e que os há lá) de Mirandela, que penso comungarem a mesma doutrina ciclística que eu e que se reflecte muito bem neste verso, e, uma vez mais do acima citado Zeca Afonso "A gente ajuda, havemos de ser mais, eu bem sei, mas há quem queira deitar abaixo o que eu levantei", leia-se (o que nós levantámos). Aos poucos haveremos de ser muitos, isso é garantido? Uma palavra de apreço ao Paulo Pinto.
Vemo-nos por aí, seguramente no dia 10 em Vilar do Monte.
Cumprimentos
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
MARATONA ROTA DAS CEBOLAS - VILA POUCA DE AGUIAR

segunda-feira, 26 de julho de 2010
E à terceira não foi de vez
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Dizem que à terceira é de vez
sábado, 26 de junho de 2010
segunda-feira, 7 de junho de 2010
domingo, 6 de junho de 2010
Maratona da Cereja - Alfândega da Fé
domingo, 16 de maio de 2010
Boas.
Desta vez a caravana das maratonas instalou-se em Ervedosa, concelho de Vinhais, para a 4.º prova pontuável para o Open de Maratonas de Trás-os Montes.
O dia amanheceu solarengo e assim se manteve até ao ocaso, com uma temperatura ideal para a prática da modalidade, contribuindo largamente para o espectáculo com que foram brindados os afortunados que aí estiveram presentes.
Espectáculo, sim, quer a nível desportivo quer organizativo. A cada prova que passa podemos verificar que a fasquia competitiva está a ser colocada cada vez mais alta, com médias a rondar os 22kmh e acumulados a roçar os 2000mt, e, a acompanhar esta qualidade desportiva está a qualidade com que os organizadores que integram este OPEN DE MARATONAS estão a brindar os participantes, qualidade ao nível da marcação dos percursos, com especial atenção para a segurança, qualidade ao nível dos reforços líquidos e sólidos e qualidade nos abastados almoços no final da mesma.
Na prova de hoje, marcaram presença cerca de 120 ciclistas, um belo número para uma maratona tão jovem.
Os meus parabéns à organização e em especial ao Ferro, que é o mentor de tudo isto.
Aproveito também para endereçar os meus PARABENS à organização da maratona da Rota da Liberdade - Vila Flor, realizada no dia 25 de Abril, pela excelência organizativa exibida.
Cumps
Paulo Costa
Classificações dos participantes que pontuaram para o Open
http://docs.google.com/leaf?id=0B60qxPhOMSxVMGM5OWIyYTktNTllYy00ZTI1LWFkZTgtYjU4ZTVjMDliZGIz&hl=en
domingo, 25 de abril de 2010
Maratona Rota da Liberdade - Vila Flor
CLASSIFICAÇÕES
https://docs.google.com/Doc?docid=0Aa0qxPhOMSxVZGZtcTk5M2RfMGZyNGZzY2Rr&hl=en
domingo, 11 de abril de 2010
II XCO de Vilar do Monte
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0Aq0qxPhOMSxVdEl5LU9wTHBHZnBDMkRQZDlhWk5NU3c&hl=en
terça-feira, 6 de abril de 2010
Bis+1 no Pingão
Hoje ao ser convidado pelo Dr. Nuno Santos para um Bis, aceitei sem hesitar. Para ele ia ser a estreia na tão falada e temida subida, apesar de ser um parceiro com quem não ando com regularidade, já acumulamos algumas centenas de kms e foi a pessoa que mais vi evoluir nestes últimos 2 anos, e, sem que eu considere ser um handicap, já passou a barreira dos 50. Mas a montanha não quer saber, a única coisa que faz é filtrar, e, apesar de sermos todos duros, é evidente que há uns mais que outros, e neste particular confronto o meu parceiro ganhou o crachá (+1), (mais 1 a entrar para o clube, que esta não é para todos, areditem), quanto a mim, e sem pressões, restou-me bisar com menos 2 dentes(na cassete, claro) que ontem, subi no 29/34 (quem diria)?
Obrigado pelo convite e respectiva companhia que muito prezo.
domingo, 4 de abril de 2010
Qual a pressa em chegar cedo a casa!!!!!!!!

segunda-feira, 29 de março de 2010
Pode acontecer a qualquer um de nós, e depois, O QUE SERÁ DE NÓS????
Foi-me também relatado, e isso custa-me a acreditar, que a organização tem tido uma conduta menos própria na resolução deste infortúnio, tendo eu ouvido hoje vários comentários de pessoas que participaram no evento e que directamente estiveram envolvidas, que a organização supostamente não teria seguro para o evento, nem a prova estava licenciada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que a ser verdade, é gravíssimo.
Infelizmente e citando um amigo ciclista nós ainda vivemos um ambiente de Nacional Porreirismo, "Não vai acontecer nada, se algo acontecer não há problema, os gajos são porreiros, eles desenrascam a malta". Quando infelizmente as coisas acontecem, os ditos "gajos" não costumam ser porreiros desatam é a fugir quais ratos a fugir de um porão quando o gato aparece.
Quanto aos outros "gajos", os que estão nas Federações e respectivas associações, os burocratas, é que são uns chatos, só querem papeis, só querem tudo dentro da lei, que chatice, não dá jeito nenhum.
Não me levem a mal, mas gostaria de esclarecer por escrito algumas dúvidas recorrentes de várias pessoas, relativas às licenças pessoais e ao licenciamento de eventos (se alguém duvidar do que aqui vou escrever, é favor informar-se junto da Associação Regional de Ciclismo e Ciclo turismo de Bragança, ou da Federação Portuguesa de Ciclismo, sffv ).
1 - A licença desportiva (de competição ou lazer) para 2010 e em qualquer parte do mundo, para profissionais ou amadores, para competidores ou ciclopasseantes é vermelha, e, trás inerente um seguro desportivo, que para além de salvaguardar a organização perante o atleta, protege o atleta em caso de acidente pessoal ou perante danos causados a outrem, este seguro dá-nos cobertura 7 dias por semana, salvo se estivermos a participar num evento não licenciado, dito PIRATA.
2 - O organizador quando promove um evento desportivo, deve licencia-lo na Federação a que respeita a modalidade, por intermédio da Associação da área de influência, este licenciamento é gratuito, tem custo zero para o organizador e serve somente para informar a Federação que vão realizar um evento e que os seguros das licenças pessoaisdos participantes serão válidos par esse evento (legal).
É por este motivo que todos nós deveríamos associar-nos, a um clube ou individualmente, renovar anualmente a licença (visto a sua validade ser de Janeiro a Dezembro, deve ser renovada antes do ano seguinte iniciar), e cabe-nos a nós (clube ou individualmente) zelar pela nossa segurança, não participando em eventos que teimam em não se preocupar com quem realmente interessa e para quem as actividades são promovidas, que somos NÓS OS QUE ANDAMOS DE BICICLETA, bastando para o efeito perguntar na associação da sua zona se os eventos estão ou não licenciados.
O SEGURO DA NOSSA LICENÇA NÃO É VÁLIDO EM EVENTOS NÃO LICENCIADOS
Resta-me somente desejar um feliz desfecho, rápidas melhoras um abraço para o Carlos Bruno.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Dos que não aparecem, não reza a história
domingo, 21 de março de 2010
Open de maratonas Trás-os-Montes - Maratona BTT à Descoberta do Azibo

Até ao km 27 o percurso era comum, percorrendo uma boa parte do perímetro da maior barragem de terra batida da Europa, falo da barragem do Azibo, com a sua albufeira classificada como paisagem protegida (www.azibo.org/intro.html) e com um recorte geográfico singular que em nada se assemelha às albufeiras que nos habituámos a ver. A partir deste ponto, onde alguns (poucos) puderam repor-se com sólidos e líquidos, no primeiro de uma serie de recheados postos de abastecimento, o percurso desdobrou-se, dando origem ao da maratona e meia-maratona. Por esta altura os ciclistas já se debatiam com problemas de sobre aquecimento, consequência do excesso de agasalho para o dia primaveril com que fomos brindados e das condições do piso, enlameado e barrento que obrigava a um sobre esforço para fazer andar as burras.
No final, o único queixume que se ia escutando aqui e ali era mesmo da dureza do piso, para as pernas e para a transmissão, quanto a tudo o resto, 5 estrelas, comida e bebida à fartasana, brindes para todos, e como sempre, prémios só para alguns, que grosso modo são repetentes.
Endereço os meus parabéns à organização (www.acdrbelavista.com) e encontramos-nos novamente a 11 de Abril em Vilar do Monte para a primeira corrida de XCO da época.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Montesinho Bike Tour
É de louvar e apoiar a organização destes eventos, uma vez que são uma espécie em vias de extinção, vindo rápidamente a ser substituidos pelos formatos de andamento livre vulgo maratonas, dos quais sou também apologista. Mas assumo também que já sentia uma grande vontade de participar novamente num destes passeios, nos quais toda ou quase toda a gente chega junta e principalmente se sentam todos os participantes num mesmo espaço fisico e temporal para um merecido repasto e confraternização(coisa há muito perdida nas maratonas). http://www.veloclubebraganca.pt
segunda-feira, 8 de março de 2010
Open de maratonas Trás-os-Montes
Neste primeiro domingo de Março de 2010 a Vila Manuelina de Freixo de Espada à Cinta, foi palco da prova inaugural do Open de Regional de Maratonas (XCM) da Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança. Apesar do frio e da chuva, aos ferozes guerreiros que tantas batalhas travaram na passada época, juntaram-se outros tantos, quem sabe se para travar as mesmas ou talvez outras pessoais batalhas.O certo é que às 9:30h a organização deu a partida e toda a gente sem hesitações se entregou freneticamente ao espírito do evento.Como noutros eventos, os kms iniciais serviram para se testarem os adversários , mas à medida que o tempo passava as posições começavam a definir-se e os duros guerreiros que com vontade férrea haviam partido, começavam agora a amolecer por vias da água que os ensopava e pelo estado do piso que insistia em travá-los na sua epica cavalgada até à linha de meta que os aguardava em Freixo.O primeiro a cruzar a linha de meta foi o Francisco Anjos da equipa (Liberty Seguros/Run&Bike), cara já bem conhecida destes eventos, seguido de Francisco Travassos da equipa (CAMIR) e Francisco Fernandes da equipa (Liberty Seguros/Run&Bike), depois, um a um foram chegando todos os outros participantes com um semblante de grande sofrimento, provocado pela dureza do percurso e principalmente pelo intenso frio que se fez sentir.No final um belo e quente banho, um abastado almoço, brindes para todos, e prémios para alguns, diria que um dia bem passado.Da minha parte, endereço os meus parabens a todos os que participaram e dasafio todos os outros a fazerem-no.Para ver as classificações visite o site Associação de Ciclismo de Bragança http://www.acb.bcd.pt/
Até à maratona de Macedo de cavaleiros no dia 21 de Março
As classificações em baixo apresentadas são somente as dos participantes no Open XCM